Concertos passados

Temporada 2024

Maestria, Virtuosismo e Alegria

A OSUSP abre suas portas para receber a primeira regente internacional do ano, Karin Hendrickson. Em companhia da solista convidada, Priscila Rato e sob a atmosfera da música erudita romântica, as musicistas nortearão o espetáculo, enquanto protagonizam a presença feminina no palco, tanto na posição de Maestra como na de Solista. Viagens e jornadas de transcendência pessoal foram os temas escolhidos para a seleção das obras. O programa se inicia com Abertura e Cena de Dança da ópera Ariadne em Naxos, de Richard Strauss. A seguir, Priscila Rato interpreta o Concerto para Violino n.o 1, Op. 26, de Max Bruch que, segundo Hendrickson, é “um dos mais amados de todos os tempos”. Por último, a apresentação finaliza com a Sinfonia n.o 4, Op. 90, “Italiana”, de Felix Mendelssohn, composta como um tributo de suas próprias viagens.

Estreia de Tobias Volkmann

Com o início da Temporada de Concertos de 2024, mudanças e novos ares chegam para a OSUSP, dentre elas, nosso novo Diretor Artístico e Regente Titular: Tobias Volkmann, que dará continuidade à brilhante direção de Gil Jardim, Diretor antecessor da orquestra por aproximadamente dois anos. Tobias assume sua posição ao mesmo tempo em que se prepara para sua estréia no período de abertura da Temporada, marcada pela continuidade do Ciclo Esculpir o Tempo para o qual a OSUSP contará com a presença de Fernando Corvisier, notável pianista e professor do Departamento de Música da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, como solista. Karen Anahí, violinista, e Vana Bock, violoncelista – ambas musicistas da OSUSP – também se unirão a Fernando para executar o Andante do Trio, Op. 17, de Clara Schumann, que abrirá o espetáculo.

Elegias à L’antique

Em continuidade ao Ciclo Esculpir o Tempo, a OSUSP concede espaço para a intimidade e melancolia de “Elegias à l’antique”, enfatizando a presença das cordas e dos sopros em sua composição, enquanto surpreende seus espectadores com a ausência de regência ou solista. O concerto leva o nome das Elegias, pois rememora os poemas melancólicos compostos em homenagem a amores perdidos e celebrações fúnebres que, de certa forma, ressoavam na produção musical clássica romântica que dará tema ao concerto. Para o repertório foram selecionadas obras do período romântico marcadas pela influência e inspiração na arte clássica, embebendo o programa de nostalgia e suavidade.

Celebrando Ernst Mahle
e as culturas populares

O espetáculo homenageará Ernst Mahle, importante compositor e maestro teuto-brasileiro, nascido em 1939, na Alemanha e, para isso, receberá Renato Kimachi, flautista da OSUSP, que apresentará o solo musical. As obras selecionadas são mescladas pelas culturas que compõem a vida do compositor e, para tanto, o repertório esbanja a diversidade cultural proveniente do berço germânico de Mahle, ao mesmo tempo que demarca suas influências e paixões pela música brasileira. 

A música de Chiquinha Gonzaga

Para a homenagem, a OSUSP receberá como solista a pianista Maria Teresa Madeira. Com três álbuns gravados dedicados inteiramente à obra de Chiquinha Gonzaga, Maria Teresa desenvolve diversos projetos de divulgação e ensino da vida e obra da compositora.  As obras escolhidas transitam da valsa, como em Cananéia, passando por músicas célebres como “Lua branca. Além disso, ouviremos alguns de seus tangos brasileiros, gavotas, habaneras e obras originalmente escritas para peças de teatro, como o Prelúdio de “A Corte na Roça”.

Convidados: Maria Teresa Madeira (Piano), Kabé Pinheiro (Percussão) 

Temporada 2023

Natal Solidário

Com a chegada das festividades de fim de ano, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), em parceria com a Orquestra de Câmara da ECA (OCAM), apresentará o Concerto Natal Solidário visando a arrecadação de alimentos para a CUFA, a Central Única das Favelas, ONG responsável pelo combate à fome em periferias. O concerto contará com a participação das duas Orquestras, além da contribuição da cantora e compositora Juçara Marçal e do cantor e violonista Renato Braz.O repertório escolhido para o concerto, em sua maioria, abrange a música popular brasileira, como obras de Gilberto Gil e Milton Nascimento, além de obras autorais da carreira solo e grupos artísticos de Juçara Marçal.

Convidados: Juçara Marçal, Renato Braz. 

Semana Camargo Guarnieri

Nesta semana de celebração musical, teremos o privilégio de mergulhar em criações que marcaram a trajetória de Camargo Guarnieri – um compositor que capturou com sensibilidade gestos essenciais do povo brasileiro – assim como obras de seus mestres e discípulos. Através de concertos emocionantes, palestras enriquecedoras e momentos de encontro entre artistas e apreciadores da música, a SEMANA CAMARGO GUARNIERI se torna mais um espaço de conexão entre gerações, estilos e perspectivas dentro da Universidade de São Paulo.

Encontre-nos

Endereço: Rua do Anfiteatro, 109, Terceiro andar, Sala 4, Cidade Universitária – São Paulo, SP, CEP:  05508-060

Contato

E-mail: sinfonica@usp.br

Desenvolvido por WordPress Inspiro WordPress Theme por WPZOOM